Podoposturologia


A Podoposturologia é uma área de atuação que visa prevenir e tratar alterações da postura, equilíbrio e alterações da marcha (Pisada).

Villeneuve 1985 foi um dos primeiros profissionais que utilizou os conhecimentos da área da podologia no estudo e tratamento postural e desenvolveu um conceito terapêutico novo, onde as bases da correção postural não seriam somente mecânicas e sim neurológicas. A eficácia dessas estimulações plantares finas podem ser observada com um simples calço, com uma determinada eminência do pé para reduzir uma deformidade da coluna vertebral. Desta forma, os conhecimentos da neurofisiologia propiciaram o surgimento da podoposturologia que tem como objetivo prevenir e tratar os transtornos da postura e do equilíbrio por intermédio dos receptores podais. A prevenção do transtorno do equilíbrio e da postura permite uma melhor harmonia postural e com um melhor equilíbrio o indivíduo fadiga menos e suas possibilidades físicas e intelectuais melhoram.


É a avaliação computadorizada dos pés. O Baropodômetro é um equipamento para a análise dos pontos de pressão plantar exercido pelo corpo, tanto em posição estática, quanto em movimentos. Consiste de uma plataforma sensível a pressão com sensores com a mais alta concepção de tecnologia, conectado a um computador o qual utiliza um software apropriado. Na Europa, o Baropodômetro é muito utilizado também em exames com pacientes diabéticos, para detectar as áreas de maior pressão nos pés, podendo assim aliviá-la, evitando a formação de úlceras e em casos mais graves a amputação dos pés.

O objetivo no diagnóstico deste exame é avaliar os parâmetros da postura do paciente na posição estática, disfunções funcionais de equilíbrio, divisão das cargas corporais, análise dinâmica da marcha, pico de pressão, auxílio na confecção de órteses plantares.


A planta dos pés é sensível a variação de deformação da ordem de 5 microns a 1 grama de pressão. Estas informações são instantaneamente transmitidas ao sistema nervoso central e comparadas às estimulações dos olhos, orelhas internas e da propriocepção. O sistema nervoso central em resposta, regula as oscilações por intermédio dos músculos extrínsecos e intrínsecos dos pés.


As palmilhas posturais permitem uma reprogramação postural. Os estímulos são decorrentes dos mecanoreceptores podais por elementos que variam de 1 a 3 mm de espessura e que são fixados nas palmilhas e ficam em contato direto com o pé. O tipo de estimuladores são determinados em decorrência da resposta do tornozelo e da postura global. As informações necessárias para a coordenação e regulação da postura dinâmica e estática são decorrentes da planta dos pés. O Tônus muscular reage aos estímulos que são efetuados na região plantar (palmilha).


As Avaliações de nossos pacientes e posterior prescrição e confecção das palmilhas, são feitas por Podólogo com amplo conhecimento na área e associado após uma criteriosa avaliação clínica e computadorizada dos pés, através da Baropodometria visando minimizar e corrigir os problemas apresentados. A partir da avaliação selecionamos os melhores materiais para confeccionar sua palmilha de acordo com suas necessidades e o tipo de pé, sendo que nossa matéria prima 90% importada, dando assim um material de melhor qualidade.


A indicação dos transtornos podoposturais é vasta, as indicações vão desde metatarsalgias, esporão de calcâneo, fascite plantar, pé cavo, pés planos, pés diabéticos e diversas outras disfunções intrínsecas do pé.

Indicações: Dores nos pés, dores na coluna, joelho ou quadril, disturbios da marcha em pacientes com alterações neurológicas, neuroma de morton, fratura por estresse no pé.