O termo Podologia origina­se do grego arcaico tempo pôr prefixo Podos = Pé, Pés e sufixo Logos = tratado, estudo, conhecimento. Formando então Podologia nome da ciência que trata do estudo dos pés. Podólogo ­ termo obviamente com as mesmas origens que designa a pessoa que aplica terapia nos pés, com estudo técnico ­ científico adequado em Podologia, aprofundado da anatomia, fisiologia e podopatias e conhecimento biomecânico dos pés.

No decreto lei de 1957, com esse regimento a profissão passou a ser regulamentada e considerado como ATIVIDADE AFINS DA MEDICINA. Em 1968, o então Serviço Nacional Fiscalização de Medicina e Farmácia órgão normativo e fiscalizador a nível federal da área da saúde baixou a Portaria de n.º 16 de 1968, regulamentando a profissão de Pedicuro (Podólogo).

A Podologia, como ciência, ainda é nova, por isso muitos tabus, mitos e desinformações ainda são comuns. Deparo no dia à dia com pacientes que apresentam problemas graves em seus pés por descuido ou desconhecimento em relação aos cuidados que se deve ter com eles.

São 3 profissões da área de saúde que são obrigados a ter o termo de responsabilidade, são os médicos, dentistas e podólogos.

Nós Podólogos assinamos o termo pela qual nos responsabilizamos pelos serviço prestado no gabinete de podologia. O Profissional de qualquer área mais bem sucedido, não são apenas pelo que sabem, mas por sua necessidade insaciável de buscar mais e mais conhecimento.

1 Comments

  1. Carlos Eduardo disse:

    Excelente matéria! Adorei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *